Principais diferenças entre o medicamento manipulado e o industrializado

Ainda é muito comum as pessoas apresentarem dúvidas quanto aos medicamentos manipulados. Qual a diferença entre eles e o industrializados? O preço é o mesmo? E a qualidade? Qual vale mais a pena? Pensando em resolver essas questões básicas que cercam o pensamento coletivo, preparamos esse artigo. Confira!

Para conseguir entender o fantástico mundo dos medicamentos, precisamos saber direitinho o que significa cada coisa. Um medicamento é um produto farmacêutico que foi obtido ou elaborado tecnicamente e tem como finalidade curar, diagnosticar, prevenir ou amenizar os sintomas. O chá que a sua avó colhe no jardim de casa, por mais que seja um remédio, não é um medicamento, por exemplo, já que não foi obtido tecnicamente.

Uma vez que esse termo está bem esclarecido, podemos então entender a diferença entre um medicamento industrializado e um manipulado. E as diferenças são muitas!

O que muda entre um medicamento manipulado e um industrializado?

A principal diferença, é que um medicamento industrializado é produzido em grande escala, em determinadas doses (grama, miligrama, etc) e formas farmacêuticas (comprimido, cápsula, líquido, injetável, e outras). Enquanto isso, o medicamento manipulado é pensado para cada caso em específico, por isso ele é personalizado.

Forma farmacêutica

Os medicamentos industrializados vem em formas farmacêuticas definidas: xaropes, cápsulas, comprimidos, líquidos, injetáveis, e muitas outras. Já os medicamentos manipulados podem ser adaptados de acordo com a necessidade do paciente, desde que o princípio ativo, ou seja, a substância responsável por fazer o efeito, não perca a sua atividade com a mudança de forma. Isso pode ser necessário em casos como quando um paciente não consegue engolir um comprimido, então manda-se manipular o mesmo princípio ativo em forma de xarope ou gotas.

Excipiente

No medicamento manipulado, também é possível alterar o excipiente, ou seja, a substância inerte que é adicionada para dar forma ao medicamento. Por exemplo, alguns medicamentos tem lactose como excipiente. Para pessoas intolerantes a lactose, é possível manipular com outro excipiente.

Qualidade

Algumas pessoas podem se preocupar quanto a qualidade do medicamento manipulado não ser tão boa como a do industrializado. Mas os órgãos fiscalizadores, como o Ministério da saúde e a Vigilância Sanitária cobram periodicamente para que o processo de manipulação seja rigoroso!

diferença medicamento industrializado manipulado

Adesão

Um tratamento com medicamento industrializado é muitas vezes abandonado, por uma série de motivos, como falta de informação ou dificuldade de administração. Quando esse medicamento é manipulado, ele é feito pensando no caso específico, personalizado, o que melhora a adesão ao tratamento.

Muitas pessoas também utilizam vários medicamentos diferentes para um mesmo problema de saúde. Na manipulação, é possível prescrever uma receita que associe essas substâncias, fazendo que o paciente use um só medicamento com tudo o que ele precisa. Assim, ele não irá precisar tomar vários medicamentos diferentes!

Outro caso comum é que alguns tratamentos precisam de medicamentos que não se encontram no mercado dos industrializados. Mas a farmácia de manipulação pode conseguir a matéria-prima e atender a prescrição.

Preço

A indústria farmacêutica é uma das mais poderosas do mundo, movimentando muito dinheiro. Por esse motivo, um medicamento manipulado pode ser até 85% mais barato do que o industrializado, já que na manipulação não há desperdício, você leva apenas o que irá utilizar.

Receba o seu medicamento manipulado em sua casa

Há muitas diferenças entre um medicamento manipulado e um industrializado. O medicamento manipulado é muito mais personalizado, aproxima muito o médico do paciente e do farmacêutico e pode ser muito mais barato!

Agora imagina além de tudo isso, você pedir seu medicamento e recebê-lo no conforto da sua casa? Com a farmácia Via Fórmula você pode! Envie agora a sua receita e aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp