Dicas de automedicação: cuidados que você deve tomar

A automedicação, ou seja, o consumo de medicamentos sem prescrição médica, apesar de muito perigosa, é uma realidade na casa da maioria dos brasileiros. E justamente por ser perigosa, não deve ser ignorada.

Quanto mais informações as pessoas tiverem sobre medicamentos, menos riscos elas irão correr. É muito importante que as pessoas façam o uso racional de medicamentos e a melhor maneira de promover isso é através da educação. Por isso, confira neste artigo algumas dicas sobre automedicação!

Cuidado com os analgésicos

A maioria das pessoas tem analgésicos nas suas farmacinhas em casa. Em casos esporádicos como dor de cabeça ou cólicas eles são muito úteis, mas é importante ficar atento! Perceba se você não está usando muito regularmente para a mesma dor, pois o analgésico pode estar mascarando um problema mais grave. Também não use por muitos dias seguidos, fique atento aos sinais de alergias como coceira e vermelhidão na pele e não misture com álcool! Em caso de dúvida, procure sempre a orientação de um farmacêutico.

Não se perca na dose

Algumas pessoas podem pensar que se dobrarem a dose do medicamento, ele fará efeito mais rápido. Mas não faça isso! Alguns medicamentos têm o limite terapêutico e tóxico muito próximo, então é melhor não arriscar. Tome sempre o que for prescrito pelo médico ou indicado pelo farmacêutico.

automedicacao

Não misture

A automedicação pode causar interação medicamentosa, uma vez que muita gente já faz uso de medicamento contínuo e resolve se automedicar. Alguns antibióticos, por exemplo, podem diminuir o efeito da pílula anticoncepcional. Por isso, se você resolver utilizar dois medicamentos diferentes, peça orientação a um profissional.

Nem sempre o que é bom para a sua vizinha, será bom para você

Somente profissionais da saúde devem indicar medicamentos! Cada paciente tem particularidades e organismos diferentes, por isso, nem sempre o que é bom para a sua vizinha ou um parente, fará bem a você. Assim como não é correto ficar indicando medicamentos “milagrosos” para quem você conhece.

Ainda tem dúvidas sobre automedicação?

O profissional do medicamento sempre será o farmacêutico. É com ele que você pode tirar todas as suas dúvidas sobre qual a melhor forma de se medicar.

Na farmácia Via Fórmula, você pode enviar sua receita de medicamento manipulado e receber no conforto da sua casa, assim como pode contar com uma gama de produtos para as mais diversas finalidades.

Enviar agora: Saiba como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp