Os 8 benefícios do Resveratrol e para que ele serve

Você já ouviu falar sobre um nutriente chamado Resveratrol? Sabe para o que ele serve? Esse nutriente – que pode estar naturalmente presente na sua dieta ou ser suplementado – está cada vez mais famoso entre as pessoas que buscam formas alternativas de perda de peso, redução das taxas de colesterol ou que simplesmente desejam levar uma vida mais saudável. 

Descubra aqui hoje do que se trata, para que serve e como usá-lo.

Resveratrol, afinal, o que é?

O resveratrol é um antioxidante natural presente em diversas plantas, como nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e na raiz de uma hortaliça chamada azeda. Quanto à classificação química, se trata de um polifenol de alto interesse para a saúde humana (como os taninos, flavonoides etc.).

 Quais os benefícios do Resveratrol?

 Diversos estudos têm demonstrado os benefícios que o resveratrol pode trazer para a saúde humana. Veja aqui alguns deles:

1. Redução do colesterol LDL

Também conhecido como o “mau colesterol”, o LDL ou o colesterol de baixa densidade em altas concentrações no sangue representa um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando em excesso, e principalmente no seu estado oxidado, o LDL pode se acumular em forma de placa na parede dos vasos sanguíneos, levando a obstrução dos mesmos e a situações graves como infartos e/ou acidentes vasculares encefálicos (AVC). O resveratrol mostrou ajudar na redução desse tipo de colesterol, justamente por que evita todo tipo de oxidação e reduz os efeitos causados pela enzima responsável pela sua produção.

2. Aumento do colesterol HDL

Em contrapartida, o resveratrol se mostrou de grande ajuda no aumento das concentrações do HDL, também conhecido como o “bom colesterol” ou de alta densidade. Esse efeito se dá, pois o resveratrol parece auxiliar na sua produção no fígado. O HDL, por sua vez, tem o efeito contrário do LDL, auxiliando na absorção dos cristais de colesterol e a retirada dos mesmos dos vasos sanguíneos.

3. Prevenção de Câncer

Não bastasse a importância do resveratrol na prevenção de doenças cardiovasculares, estudos mostraram efeitos dessa substância na prevenção do câncer, pois possui capacidade de inibir proteínas responsáveis pela proliferação de células tumorais.

4. Ação antienvelhecimento

Além de agir na prevenção de doenças, o resveratrol mostrou importante ação antioxidante, combatendo o envelhecimento biológico. Estudos mostraram sua ação no aumento da expectativa de vida de ratos, leveduras e vermes. Além disso, o resveratrol também se tornou o queridinho dos dermatologistas no combate às rugas e ao envelhecimento da pele.

5. Ajuda no combate à obesidade e à pressão alta

resveratrol obseidade emagrecer

Em estudos com seres humanos obesos, a suplementação de resveratrol por 30 dias teve efeitos benéficos na redução da pressão arterial, além de diminuir os níveis de glicose e colesterol no sangue. Além disso, a ação que o resveratrol apresentou sobre o metabolismo de pessoas obesas é semelhante à ação de dietas de baixo teor calórico.

6. Prevenção e controle de diabetes

O resveratrol parece aumentar a sensibilidade à insulina por vários mecanismos, levando à redução das concentrações de glicose no sangue, ajudando no controle e prevenção de diabetes. Além disso, apresenta ação protetora sobre os órgãos comumente afetados pela diabetes, como os rins, nervos, retina e vasos sanguíneos.

7. Protege as funções cerebrais e ajuda a prevenir Alzheimer

O resveratrol apresentou ação inibitória sobre a proteína beta-amiloide, que está ligada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Além disso, a sua ação antioxidante e anti-inflamatória protege as funções cerebrais.

8. Ajuda no combate às dores articulares, cicatrização de ferimentos e dores inflamatórias.

Como usar

Ok, agora que já sabemos o quão maravilhosa é essa substância, como posso usá-la?! O resveratrol – apesar de presente em vários alimentos como nas uvas, no vinho tinto, em algumas frutas vermelhas, oleaginosas e na casca do amendoim – deve ser suplementado para atingir as concentrações necessárias de quem quer gozar de seus benefícios para a saúde. Assim, você pode tomá-lo em cápsulas ou na forma tópica, a depender do seu objetivo.

Contra-indicações

O uso da suplementação de resveratrol é contra-indicado para gestantes e para quem estiver amamentando, pois faltam ainda estudos nessa população. Além disso, pode apresentar algumas interações medicamentosas, principalmente com medicações anticoagulantes. 

Portanto, se você deseja usar a suplementação do resveratrol e faz uso de outras medicações, converse antes com seu médico.

Onde encontro?

O resveratrol na forma de creme ou cápsula está disponível em diversas farmácias, assim como pode ser manipulado na concentração e forma ideal para você. Na farmácia de manipulação Via Fórmula você pode adquiri-lo já, sem sair de casa. Basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp