Tudo o que você sempre quis saber sobre a Maca Peruana

Já ouviu falar sobre a maca peruana?! Essa raiz originária do Peru vem ganhando destaque pelos inúmeros benefícios que parece oferecer ao corpo humano, incluindo um envelhecimento saudável e melhor desempenho sexual.  Leia aqui tudo que você sempre quis saber sobre a maca peruana.

O que é a maca peruana?

A maca peruana é uma raiz originária da região dos Andes peruanos, de coloração branco-amarelada e cujo formato é semelhante ao do rabanete. Cultivada há mais de 2 mil anos pelos povos Incas, ficou conhecida como o “viagra dos incas”, pelo seu conhecido poder de aumentar a libido e a fertilidade. Rica em micro e macronutrientes, essa raiz pode ser utilizada como um simples ingrediente em receitas de comidas ou bebidas, assim como pode ser consumida sozinha, em cápsula ou em pó.

Benefícios da maca peruana

Muitos estudos são realizados acerca das propriedades dessa raiz e pesquisas já comprovaram diversos benefícios que esse alimentos pode proporcionar aos seres humanos. Confira:

  • Auxilia no emagrecimento

Rica em fibras e carboidratos complexos, a maca peruana auxilia na saciedade e redução do apetite, além de auxiliar no combate à constipação e desconfortos abdominais.

  • Auxilia no controle de diabetes

Da mesma forma que ajuda no funcionamento do intestino, a grande quantidade de fibras diminui a absorção de glicose dos alimentos no organismo. Seu consumo regular também diminui a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes do tipo 2. 

  • Reduz sintomas da menopausa e da osteoporose

A maca peruana ajuda a equilibrar os níveis hormonais e inibe a desmineralização óssea. Assim, essa raiz pode auxiliar no combate dos sintomas desagradáveis da menopausa, como as ondas de calor, as alterações hormonais e a secura vaginal  – resultantes da redução de alguns hormônios nesse momento do ciclo de vida de toda mulher. Além disso, a maca peruana inibe a perda de elementos importantes para a mineralização óssea como o flúor e o cálcio, diminuindo a sensação de cansaço e mantendo o corpo mais hidratado.

  • Aumenta a libido e melhora o humor

beneficios maca peruana libido

Alguns estudos mostraram que o consumo regular da maca peruana leva ao aumenta do desejo sexual e à redução dos níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que isso ocorre através de uma ação estimulante dessa raiz em algumas áreas do cérebro, como no hipotálamo, e nas glândulas suprarrenais.

  • Reduz disfunção erétil e aumenta fertilidade masculina

Um estudo realizado pela Universidade Peruana Cayetano Heredia e publicado numa revista de Andrologia americana concluiu que os homens que consumiram a maca peruana por 4 meses apresentaram aumento na quantidade de sêmen, assim como melhora da mobilidade dos espermatozoides. O mesmo se concluiu em um estudo semelhante realizado na Universidade de Ciências da Vida de Praga (República Tcheca). A raiz ainda mostrou trazer benefícios significativos para aqueles que sofriam de disfunção erétil e melhora do desempenho sexual.

  • Melhora do desempenho esportivo

A maca peruana também é recomendada para quem busca maior energia e melhor desempenho nas atividades físicas. Além disso, após o exercício, o consumo dessa raiz reduz a fadiga muscular e as dores musculares, pois diminui a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo.

  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Também conhecida como “amiga do coração”, essa raiz ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do colesterol bom, além de possuir ômega 3 que ajuda a causar vasodilatação e controlar a pressão arterial. Além disso, estudos mostram ação da maca peruana na redução de uma enzima chamada conversora de angiotensina (ECA), também responsável pelo aumento da pressão arterial.

  • Reduz doenças crônicas e o envelhecimento

Como a maca peruana ajuda a combater os radicais livres, essa raiz se torna protetora de doenças crônicas que são causadas por danos a nível celular, como câncer e diabetes, e previne o envelhecimento da pele.

Há outros possíveis benefícios da maca peruana no organismo ainda em estudos, como melhorar a função cerebral através de melhora da memória e capacidade de aprendizagem de animais e diminuir o tamanho da próstata de roedores.

Como consumir a maca peruana

Apesar de normalmente ser consumida em cápsulas ou em pó nas concentrações sugeridas pelo nutrólogo e/ou nutricionista, há diversas formas de consumir essa raiz. Você pode polvilhar o pó no café; misturá-la no smoothie ou na vitamina; adicioná-la nos cereais matinais; misturá-la na farinha que será utilizada na produção de pães e/ou bolos; adicioná-la em cremes como o creme de abacate ou até mesmo usá-la como complemento de saladas.

Contra-Indicações

A maca peruana não possui efeitos colaterais comprovados cientificamente, porém como não há estudos que comprovem o uso seguro da maca peruana durante a gravidez e a amamentação, se contraindica o seu consumo nessas situações. Da mesma forma, devido sua ação hormonal e no funcionamento do intestino (como explicado anteriormente), deve – por precaução – ser evitada por pessoas que sofrem de problemas hormonais e doenças gastrointestinais.

E aí, está interessado na maca peruana?

Mande sua receita de manipulação dessa raiz direto em nosso site aqui e garanta já a sua dose, sem sair de casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp