Como são feitos os medicamentos manipulados?

Hoje são inúmeras as opções de medicações no mercado e nem sempre estamos cientes do que se trata alguns termos, como o de medicamentos manipulados. Como eles são feitos? Quando optar pelo medicamento manipulado? Entenda tudo sobre aqui.

O que são os medicamentos manipulados?

Os medicamentos manipulados são aqueles produzidos nas farmácias de manipulação, por um farmacêutico devidamente qualificado, tendo como base fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – órgão responsável também pela regulamentação e  supervisão da produção e comercialização desses medicamentos – ou a partir da prescrição detalhada de um profissional habilitado, como o médico ou nutricionista, que sabe especificar em detalhes a composição, doses e modo de usar a medicação.

Essa forma de produção pode ser utilizada para remédios utilizados no tratamento de doenças, para suplementos alimentícios ou para fins estéticos. 

Como funciona a produção dos medicamentos manipulados?

O medicamento manipulado deve ser produzido de acordo com a prescrição, seguindo as doses exatas que devem compor o medicamento. Essa prescrição não pode ser repassada ou reaproveitada. Seus princípios ativos devem compor aqueles liberados pela ANVISA, desde que não sejam protegidos por patentes.

Medicamentos Manipulados X Medicamentos Industrializados

diferença medicamentos manipulados e industrializados

Afinal, qual a diferença entre os medicamentos manipulados e industrializados?  

Para começar, os medicamentos industrializados são produzidos em grandes quantidades, com dosagens ou concentrações padronizadas, que passam por um controle de qualidade durante todo o processo de produção e possuem embalagens padronizadas. Além disso, costumam apresentar prazos longos de validade e contêm todas as informações sobre posologia e efeitos colaterais na bula.

Já os medicamentos manipulados, são produzidos de acordo com uma única prescrição médica, na quantidade, dosagem e concentração específica para atender às necessidades individuais de um único paciente. Esses não passam por controle de qualidade durante o processo de manipulação, porém as matérias-primas e materiais utilizados são analisados pelos fornecedores e alguns testes de qualidade são refeitos pelos farmacêuticos. Seus rótulos contém as informações sobre a farmácia responsável pela manipulação; data e validade; cuidados de conservação e forma de uso conforme prescrição. Não contém bula.

Qual a vantagem de utilizar medicamentos manipulados?

Os medicamentos manipulados, portanto, apresentam uma série de vantagens sobre os medicamentos industrializados, como:

  • Suas doses são individualizadas conforme a necessidade de cada pessoa;
  • Permitem a associação de substâncias, reduzindo o número de comprimidos e/ou cápsulas diárias;
  • Evitam desperdícios, pois são produzidos na quantidade exata necessária;
  • Permitem a venda de medicamentos que não são produzidos por falta de interesse da indústria farmacêutica ou que não costumam ser produzidos separadamente;
  • Permite a preparação de medicamentos sem substâncias alergênicas ou irritativas como conservantes, lactose etc. muitas vezes presentes nas fórmulas industrializadas padronizadas;
  • Muitas vezes permite formas de apresentação diferentes do mesmo remédio (cápsula, gel, creme etc.).

Qual a desvantagem de utilizar medicamentos manipulados?

Apesar das inúmeras vantagens, os medicamentos manipulados também apresentam algumas desvantagens que devem ser levadas em conta na escolha do tipo de medicação, como:

  • Prazos de validade mais curtos;
  • Costumam exigir maior tempo para serem preparados.

É imprescindível que, ao encomendar um medicamento manipulado, se certifique de que se trata de uma farmácia confiável, de qualidade e que segue as normas corretas.  Uma vez garantido isso, você pode adquirir um medicamento de qualidade com a vantagem de estar totalmente adaptado à sua necessidade individual e facilitar o seu tratamento.

farmacia de manipulação são paulo online

E aí, está interessado em utilizar os medicamentos manipulados? Mande sua receita de manipulação direto em nosso site aqui e garanta já o seu remédio individualizado, de qualidade garantida, sem sair de casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp