fbpx

O que são os lactobacilos vivos e qual sua importância para a saúde

Você certamente já ouviu falar em lactobacilos vivos por aí, em alguma propagando de iogurte. Mas você sabe do que se trata? E qual a importância desses seres para a sua saúde?

Continue lendo para entender tudo sobre os lactobacilos vivos! 

O que são lactobacilos? 

Muita gente pode achar que as bactérias são sempre do mal, mas isso não é verdade! Nós precisamos de diversas bactérias para manter nosso corpo em perfeito funcionamento. 

Dentro do nosso intestino há bilhões de bactérias trabalhando dia e noite para mantê-lo saudável, ou seja, a famosa flora intestinal. Porém, as vezes essa flora é atingida, como quando tomamos algum antibiótico ou sofremos com algum problema que nos leve a ter diarreia. Nesses casos o número de bactérias do nosso intestino pode diminuir, o que prejudica o seu funcionamento. 

Os lactobacilos são bactérias presentes na nossa flora intestinal. Mesmo não sendo a mais predominante, elas podem ser ingeridas, em forma de cápsulas por exemplo, chegando intactas ao intestino e aumentando a proliferação de outro tipos de bactérias importantes no nosso intestino. 

Leia também: Fitoterápicos para emagrecer: conheça os ativos que aceleram o processo

Importância dos lactobacilos vivos para a saúde

Os lactobacilos vivos têm um papel fundamental na hora de recuperar uma flora intestinal danificada, pois eles podem ser ingerido sem serem destruídos pelos ácidos estomacais. Dessa forma,eles chegam vivos no intestino e proporcionam um ambiente perfeito para a proliferação de importantes bactérias para a flora intestinal.

Além disso, eles também são capazes de produzir o muco que protege o interior do intestino. Ou seja, para garantir a saúde intestinal, os lactobacilos vivos são fundamentais! Essas bactérias também produzem algumas vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo celular. 

A partir disso, os lactobacilos são importantes para a digestão dos alimentos, no aumento da imunidade, no tratamento de alergias, no controle e prevenção de diarreias e problemas intestinais.

Onde encontrar os lactobacilos vivos?

Os lactobacilos vivos são bactérias que podem ser encontradas em alguns alimentos, como o leite não pasteurizado, o iogurte, o kefir, a coalhada e o queijo cottage. Além disso, é encontrado em cápsulas vendidas nas farmácias. 

Quer se beneficiar das propriedades dos lactobacilos vivos? Peça agora na Farmácia Via Fórmula e receba no conforto da sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp