fbpx

Vitamina E: conheça os benefícios

vitamina-e-beneficios-via-formula

A Vitamina E é essencial para o bom funcionamento do corpo humano, e isso se dá pois sua ação antioxidante contribui com diversas funções e benefícios para o organismo. 

Contudo, ainda que seja tão importante, a Vitamina E não é produzida de forma natural. Por isso, é preciso que seja adquirida através da dieta. Em casos de deficiência do nutriente, é necessário adquiri-lo, além da alimentação, através de suplementação por orientações de profissionais da saúde, como nutricionistas ou médicos.

Pensando na importância da Vitamina E para todas as pessoas, compartilhamos neste texto os detalhes sobre onde encontrar, e também quais são os benefícios da Vitamina E. 

Alimentos ricos em Vitamina E

vitamina-e-alimentação-via-formula

Existem alguns alimentos ricos em Vitamina E que são interessantes para você consumir. Estes devem fazer parte da sua dieta a fim de garantir que os níveis da vitamina no corpo estão sendo mantidos.

São eles:

  • Óleos vegetais: gérmen de trigo, girassol e cártamo;
  • Sementes variadas: nozes, amendoim, avelãs, amêndoas e sementes de girassol;
  • Vegetais de folhas verdes: espinafre e brócolis;
  • Azeite de oliva e óleos de soja;
  • Manteiga;
  • Banana.

A partir do consumo destes alimentos, a quantidade de Vitamina E no organismo tende a permanecer controlada, e cada faixa etária deve consumir uma quantidade diferente. 

Quanto mais jovem a pessoa, menos vitamina E é necessário que consuma. Bebês de 0 a 6 meses, por exemplo, precisam de apenas 4 mg do nutriente por dia.  

Por outro lado, gestantes e lactantes são as que mais necessitam da Vitamina E através dos alimentos. Para as gestantes, o indicado é consumir 15 mg de Vitamina E por dia. Já as lactantes devem intensificar seu consumo, chegando a 19 mg por dia.

Dessa forma, ao consumir essa vitamina em quantidade ideal, é possível que o organismo aproveite ao máximo as suas funções e benefícios.

Benefícios da Vitamina E

Ação antioxidante

Sendo o destaque da Vitamina E, a sua ação antioxidante combate radicais livres e reduz o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

Boa para o coração

A vitamina E proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a formação de outras substâncias que possam causar sua obstrução.

Combate ao catabolismo após exercícios pesados

Para os praticantes de exercícios, a vitamina E também contribui para combater o catabolismo. E além deste benefício, a vitamina melhora a resistência do corpo nos treinos, aumenta a força muscular e também a do ganho de massa muscular. Para ajudar na recuperação depois dos treinos, a vitamina E trabalha para auxiliar neste ponto também.

Vitamina E para a pele

Existem estudos que mostram a vitamina E sendo benéfica para hidratar a pele de dentro para fora. Assim, uma maior maciez é proporcionada, além de melhorar questões como dermatite atópica e manchas que são associadas à idade. Além dos benefícios para a pele, a vitamina E também é interessante para os cabelos, e por isso acaba sendo uma vitamina bastante procurada pelas mulheres.

Boa para gestantes

Como você já sabe, a vitamina E deve ser consumida em maior quantidade pelas mulheres gestantes. Esse consumo é bastante importante pois a vitamina E ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, que pode acontecer pelo estresse oxidativo aumentado na placenta.

Vitamina E: essencial para os seres humanos

A vitamina E é essencial para garantir uma ação antioxidante no organismo, e assim evitar doenças e problemas para a saúde. Por isso, é essencial ter conhecimento das melhores fontes de vitamina E disponíveis, e consumi-las sempre que possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp