fbpx

Homeopatia: entenda o que é

via-formula-homeopatia-florais-o-que-e

Há 220 anos, Samuel Hahnemann, médico alemão, desenvolveu a homeopatia. E, até hoje, é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Esse tratamento é utilizado para tratar de uma série de doenças físicas e psicológicas, além de restabelecer a energia vital. Afinal, o que é a homeopatia?

Responderemos sobre as principais dúvidas que cercam essa vertente da medicina. Continue lendo e confira! 

Homeopatia, o que é? 

Ao contrário da medicina tradicional, a homeopatia não foca na doença, mas no paciente, dando a ele estímulos que são necessários para que o organismo consiga combater a patologia. Dessa maneira, a homeopatia é um tratamento em que não há agressão ao organismo do paciente. Dessa maneira, o tratamento é efetuado sem efeitos colaterais. 

E isso é válido para todas as áreas em que a homeopatia é aplicada, como na medicina, veterinária e até mesmo na botânica. Dessa forma, a homeopatia consiste na aplicação de doses reduzidas de medicamentos a fim de combater as doenças, elevando o equilíbrio corporal, para que este combata a doença. 

A base da homeopatia é o trabalho com pequenas quantidades de medicamento, quase como se fossem nanopartículas. Assim, a homeopatia requer muita técnica de seus profissionais, para que a medicação seja manipulada na quantidade adequada. Outro ponto relevante a tratar sobre o tema é que o tratamento homeopático pode ser iniciado antes mesmo da doença se manifestar. 

Vamos imaginar que uma pessoa deseja não contrair uma doença degenerativa, como o câncer. Então ela pode iniciar o tratamento por meio da homeopatia, ainda quando estiver saudável, a fim de recuperar o equilíbrio corporal e impedir que a doença um dia apareça. Essa alternativa se torna muito interessante, especialmente para quem tem propensão a adquirir determinadas doenças, especialmente por conta da genética. 

Quais são os princípios da ciência da homeopatia?

A homeopatia funciona como qualquer outro tratamento terapêutico que leve em consideração princípios da biologia. É uma ciência que se utiliza, como já foi dito anteriormente, de medicamentos diluídos, levando a uma microdose do que se ingere na medicina tradicional. Com isso, promove-se a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Desse modo, a homeopatia se utiliza de uma quantidade mínima de substâncias, mas estudos científicos apontam que os modelos biológicos (plantas, animais, solo e os seres humanos) respondem a micro estímulos e que esses estímulos são capazes de prover um realinhamento da ordem, reajustando o modelo biológico.  

A doença, portanto, é uma perturbação da ordem biológica e da energia vital, e a homeopatia é o tratamento que visa restabelecer esse equilíbrio.  Ao desenvolver a homeopatia enquanto tratamento, o médico alemão Hahnemann se baseou no pensamento de Hipócrates, intelectual grego considerado o pai da medicina, que afirmou que “aquilo que provoca a doença onde ela não exista também pode curar a doença onde ela existe”. 

Este princípio é conhecido como lei da semelhança e foi adaptado para a homeopatia. Ou seja, o semelhante cura o semelhante. A ideia central do funcionamento da homeopatia, portanto, é que as substâncias capazes de desencadear na pessoa saudável a doença também podem curar os sintomas de um indivíduo doente.  

A ciência afirma que duas forças iguais, quando se encontram, são capazes de se anular. É por isso que a homeopatia funciona tão bem. Funciona mais ou menos como o uso do soro produzido a partir do veneno de cobra para curar alguém que foi picado. Impressionante, não é mesmo? 

Quais são os principais benefícios? 

Os principais benefícios da homeopatia são o tratamento sem efeitos colaterais, pois o tratamento é realizado por meio de microdoses. Além disso, outro ponto positivo é a possibilidade de tratamento preventivo, antes mesmo da doença se manifestar. Por fim, é muito fácil encontrar os medicamentos, uma vez que existem diversos estabelecimentos especializados na comercialização de remédios homeopáticos. 

Sendo assim, a homeopatia é uma modalidade de tratamento muito eficiente para uma infinidade de enfermidades, que não apresenta efeitos colaterais e tem mais de dois séculos de tradição entre profissionais de saúde.. Na Via Fórmula, farmácia de manipulação de São Paulo, você pode solicitar os seus medicamentos homeopáticos enviando a sua receita diretamente pra gente. Peça hoje aqui mesmo no nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp