fbpx

Por que tomar glutamina para ganho de massa muscular?

via-formula-glutamina-massa-muscular

Se você é um atleta amador ou profissional, e busca melhores resultados para o ganho de massa muscular, já deve ter ouvido falar da glutamina.

A molécula de glutamina é um aminoácido livre bastante abundante no plasma e tecido muscular dos seres humanos. Trata-se de um composto muito importante para o organismo se manter saudável.

Neste texto, explicamos alguns pontos importantes para esclarecer dúvidas sobre a glutamina, e por que tomar um suplemento com este composto.

Confira!

Benefícios da Glutamina: por que tomar?

A suplementação alimentar da glutamina, além da presença natural do aminoácido no corpo é bastante benéfica para a saúde. Veja os três principais benefícios:

1. Melhora o funcionamento do sistema imunológico

Naturalmente, as células imunes utilizam altas quantidades de glutamina para o funcionamento de todo o sistema imunológico. Quando há suplementação com glutamina, este processo não é afetado.

2. Auxilia a boa saúde intestinal

Através da suplementação alimentar com glutamina, a saúde do intestino é preservada. Sendo um órgão de extrema importância para todo o corpo, é importante preservá-lo. Em casos de falta de glutamina no organismo, pode acontecer a atrofia das células intestinais.

3. Reposição de nutrientes para quem pratica exercícios de alta intensidade

Ao realizar um exercício físico de alta intensidade, o corpo passa por um processo de quebra de nutrientes para que a energia necessária seja adquirida. Caso estes nutrientes não sejam repostos, o tecido muscular afetado pelo exercício não consegue se recuperar.

Nesse sentido, a glutamina atua transportando o nitrogênio disponível no organismo para o tecido muscular. Além disso, a glutamina é utilizada pelo atletas pois auxilia na construção de proteínas, e ajuda a melhorar a performance nos exercícios. 

Como consequência, há ganho de massa muscular, recuperação dos músculos facilitada e melhora na resistência.

Leia também: Tudo o que você sempre quis saber sobre a Maca Peruana

Por que suplementar glutamina se é produzida pelo corpo?

Como o próprio corpo já produz glutamina naturalmente, é realmente necessário fazer a suplementação do composto? A resposta vai depender da rotina que a pessoa leva, principalmente para o caso dos atletas.

Quando o corpo passa por alguma situação de estresse elevado (como exercícios de alta intensidade), pode ocorrer um déficit de glutamina. Assim, é importante que a suplementação aconteça.

Além do caso dos atletas, a deficiência de glutamina também ocorre em casos de:

  • Doenças infecciosas;
  • Doenças inflamatórias;
  • Traumas que geram problemas imunológicos.

Assim, se você se enquadra em algum dos casos indicados acima, é importante conversar com seu nutricionista e/ou médico para entender a quantidade necessária para suplementação.

Como tomar a glutamina?

Se você tiver a indicação profissional para realizar uma suplementação de glutamina, o próprio profissional vai indicar as quantidades, horários e a forma correta de tomá-la.

De maneira geral, para quem pratica exercícios de alta intensidade, a glutamina em pó é consumida diariamente. A quantidade é de 0,8 gramas de glutamina por quilograma de peso. Assim, no caso de uma pessoa de 70 kg, a quantidade diária será de 3 g de suplementação.

Quais os alimentos que possuem glutamina?

Além da suplementação de glutamina em pó, é possível obtê-la pela alimentação. Apesar de não ser encontrada diretamente em alimentos, existem aminoácidos que se transformam em glutamina depois de ingeridos. 

Os alimentos listados abaixo possuem valina e isoleucina, que são substâncias que o próprio organismo transforma em glutamina. Veja na lista alguns alimentos que podem auxiliar nesta busca:

  • Alimentos de origem animal como carne, leite, queijo e ovo;
  • Vegetais verdes como couve, salsa e espinafre;
  • Arroz branco;
  • Soja;
  • Quinoa.

A busca pela saúde é sempre a melhor opção

Como mencionamos durante o texto, é importante que a orientação para a suplementação com glutamina seja realizada por um profissional competente da área da saúde. Afinal, você estará consumindo um composto importante para o seu organismo e bem estar.

Além de realizar a suplementação, se você possui algum problema de saúde ou então pratica exercícios de alta intensidade, mantenha sempre uma alimentação saudável, além de bons hábitos como evitar estresse, dormir bem, beber água durante o dia, entre outros. 

Ao regular todo o funcionamento da sua rotina, você certamente alcançará ainda melhores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique aqui para falar conosco.

Fale conosco pelo WhatsApp